Instituição

  • História
  • BI Gondomar Social
  • Organograma
  • Órgãos Sociais
  • Documentos Institucionais

A Gondomar Social – Associação de Intervenção Comunitária é uma Instituição Particular de Solidariedade Social. Foi fundada em 2010 e está vocacionada para desenvolver respostas de caráter social, embora o seu âmbito de atuação cubra outros domínios como a saúde, cultura e educação.

Missão: implementar e inspirar respostas sociais junto da comunidade e ajudar cada jovem acolhida na CARE- Casa de Acolhimento Residencial Especializado Coração d’Ouro a atingir o seu potencial, proporcionando um ambiente harmonioso e apoiando na concretização de projetos de vida.

A instituição foi pioneira na implementação e dinamização deste lar especializado, para jovens do sexo feminino, em situação de extrema vulnerabilidade, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos. A CARE Coração D’Ouro tem sido considerada uma referência pelo modelo terapêutico de intervenção educativo, assente numa pedagogia da responsabilidade e dos afetos.

Para dar continuidade ao apoio na definição dos projetos de vida individualizados e de promoção de competências sociais e de independência às jovens de quem cuida, a Gondomar Social operacionalizou um Apartamento de Autonomização. A estrutura, inaugurada em 2016, com capacidade para cinco jovens, oferece-lhes uma retaguarda de apoio, quando estas não tenham condições de reintegração na família, depois dos 18 anos.

Dinâmica, a Gondomar Social abraçou, em agosto de 2016, o programa RLIS – Rede Local de Intervenção Social, através de um protocolo com o Instituto da Segurança Social. O projeto integra o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social, que visa assegurar o acompanhamento de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade, exclusão e emergência social, em cooperação com outros organismos.

Prosseguindo a intervenção comunitária de proximidade, em 2017, a Gondomar Social integrou, como entidade parceira e mediadora, o Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (PO APMC) para o concelho de Gondomar. Providenciar bens alimentares e aconselhamento é o objetivo deste Programa europeu de combate à pobreza.

Mantendo-se atenta à comunidade, a Gondomar Social quer continuar a intervir para ajudar a superar as fragilidades sociais que vão surgindo. Quer fazer a diferença e pretende implementar novos projetos e concretizar outros sonhos.

Ajude-nos nesta missão! Venha conhecer-nos!

Nome: Gondomar Social – Associação de Intervenção Comunitária

Forma Jurídica:   Associação com estatuto IPSS

Missão: Ir ao encontro das necessidades da comunidade promovendo respostas sociais direcionadas a cidadãos e famílias em situação de vulnerabilidade através do acolhimento residencial e projetos de proximidade e de intervenção na comunidade.

Início de Atividade: 2 de julho de 2010

Ramo de Atividade: Ação Social; Desenvolvimento Local; Formação Profissional; Saúde; Serviços à Comunidade; Voluntariado; Estudos e Investigação

População Alvo:  Crianças e Jovens do sexo feminino; famílias em risco de exclusão; população fragilizada e desintegrada da comunidade;

Respostas Sociais: Acolhimento Residencial Especializado; Atividades Ocupacionais; Atendimento Social e Psicológico; Inserção profissional; Ajuda Alimentar;

Organizações/Formações: I Fórum Gondomar Social (2015); II Fórum Gondomar Social (2018), Workshops, Ações de Formação

Assembleia Geral:

 

Presidente: Fernando Vitorino Seixas Queirós

1º Secretário: Rosa Maria Tavares Ferreira Pinto de Freitas

2º Secretário: Ariana Maria de Almeida Matos Cosme

 

Direção:

 

Presidente: Helena Isabel de Sousa Loureiro e Dias da Silva

Vice-Presidente: Susana Cristina Costa Leme Abreu Pereira Lopes de Almeida

Secretário: Maria Isabel da Costa Monteiro

Tesoureiro: Deolinda Maria de Vilhena Marques Sousa Pinto

Vogal: Maria Filomena Baptista Martins dos Santos

 

Conselho Fiscal

 

Presidente: Jorge Manuel Castro Ferreira de Ascenção

Vogal: João Ferreira dos Santos

Vogal: André Miguel Cardoso Pinto

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a utilizar o website, assumimos que concorda com o uso de cookies. Aceito Ler Mais