Quem Somos

História

A Gondomar Social – Associação de Intervenção Comunitária é uma Instituição Particular de Solidariedade Social

A Gondomar Social – Associação de Intervenção Comunitária é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, fundada a 2 de julho de 2010, com estatuto de IPSS, sediada na Rua 25 de Abril, n.º 319, na freguesia de Baguim do Monte, concelho de Gondomar, vocacionada para o desenvolvimento respostas de caráter social, embora o seu âmbito de atuação abrange outros domínios como a saúde, a cultura e a educação.

Esta associação surge da vontade de um grupo de técnicos que exerciam funções em diferentes organizações da área social (médicos, procuradores da república, psicólogos, professores, assistentes sociais) e que acumulavam as mesmas com a função de comissários de uma CPCJ, de criar uma resposta de acolhimento residencial diferenciada do que tradicionalmente se aplicava. Assim, desde janeiro de 2013, é responsável pela dinamização da única Casa de Acolhimento Especializado (CAE) do Norte do País, para raparigas (12-18 anos) com problemas de comportamento e de saúde mental. Foi a primeira CAE gerida por uma IPSS, tendo sido pioneira na construção e aplicação de um Modelo Terapêutico de Intervenção especializado para esta população-alvo. 

Centrados na importância de fazer face a problemas sociais de forma diferenciada e atendendo às sucessivas crises económicas que se têm evidenciado no nosso país, a Gondomar Social é desde 2012 entidade mediadora do projeto que distribuiu alimentos à população mais carenciada do município de Gondomar (PCAAC, FEAC e agora POAPMC), tendo em 2020 face à situação pandémica mundial e à grave situação de carências sociais das nossas famílias, duplicado o número de famílias às quais atribui o apoio. 

De forma a ter uma visão e intervenção generalista e generalizada, no território de Gondomar, a associação iniciou em 2016 a responsabilidade de assegurar o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) Gondomar, que gere toda a ação social do município de Gondomar, incluindo a tramitação dos apoios para a resolução dos problemas de ação social, na área da infância e juventude, terceira idade, deficiência, doença mental e dependências, desemprego, famílias e comunidades, entre outros. Com a descentralização de competências da administração direta e indireta do estado para as autarquias locais, em matéria da administração local, o município de Gondomar, desde o dia 1 de abril de 2022, a Gondomar Social constitui-se como uma instituição parceira do Atendimento Integrado de Gondomar que é uma resposta social, desenvolvida junto da comunidade, que promove o acompanhamento de indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade, exclusão e emergência social.

Entre 2019 e 2020 a associação dinamizou um Programa Escolhas (Academia GoldRepair E7G), na freguesia de Fânzeres, que acompanhou e interveio com jovens com problemas de comportamento e em situação de risco de abandono e insucesso escolar. Este trabalho foi desenvolvido em estreita parceria com a escola dos jovens e com as suas famílias, assumindo-se como um espaço de referência para estes num dos conjuntos habitacionais da freguesia. O objetivo era contribuir para a reversão da situação de condutas desviantes por parte das crianças e jovens, muitas delas indutoras do afastamento dos mesmos o seu meio natural de vida.

De referir que o investimento que a Gondomar Social faz na procura de deixar o mundo sempre um pouco melhor, não se esgota nas suas respostas sociais. Procuramos participar e estar genuinamente envolvidos num vasto conjunto de projetos em rede, favorecendo a cooperação e a relação com um universo alargado de entidades locais e nacionais, através da Rede Social e da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), do Conselho Local de Ação Social, entre outros.

Por isso, em 2020, tendo perfeita noção das incertezas e incógnitas que pautaram o quotidiano do mundo, manteve-se como prioridade da Gondomar Social, apoiar de forma inequívoca e com profissionalismo todos aqueles que mais necessitassem de apoio social, fruto da pandemia provocada pela COVID 19. Assim, a Gondomar Social iniciou em 2020 o serviço e foi uma das organizações locais responsáveis pelo apoio ao Centro Distrital de Retaguarda para doentes com covid-19. O espaço, com capacidade para 50 camas, recebeu doentes infetados com COVID-19 e sem condições para regressar a casa, embora não necessitassem de apoio hospitalar. Toda a alimentação dos doentes e recursos humanos para o efeito foi assegurada pela Gondomar Social, num total de 6 refeições diárias de acordo com as necessidades que cada um dos utentes tem.

Por estes motivos e, cientes da importância e necessidade de intervenção junto dos séniores, desde sempre e principalmente num ano em que o isolamento dos mesmos era uma inerência face às implicações da doença neste grupo vulnerável, a Gondomar Social iniciou em 2020 a dinamização da resposta de Serviço de Apoio Domiciliário, dando apoio a 40 destinatários, nas freguesias de Baguim do Monte e Rio Tinto, concelho de Gondomar. Mantendo-se atenta à comunidade, a Gondomar Social quer continuar a intervir para ajudar a superar as fragilidades sociais que vão surgindo.

Com a urgência de reverter o panorama nacional, no âmbito do apoio à infância, a Gondomar Social celebrou um acordo de cooperação para dinamização da resposta de Acolhimento Familiar, em outubro de 2022, com vista a criar condições para que todas as crianças que precisam de ser acolhidas o sejam em famílias, com cuidados individualizados, referenciação afetiva e um ambiente familiar afetivo e reparador.

MISSÃO

Satisfazer as necessidades e expectativas legitimas da comunidade, promovendo a igualdade, a participação, a cooperação e a solidariedade.

VALORES

  • Promover a solidariedade numa perspetiva de empenho e responsabilidade pelo bem comum;
  • Fomentar a participação e a co-responsabilização no percurso educativo;
  • Potenciar a igualdade de oportunidades, numa perspetiva multicultural e de respeito pela diferença;
  • Estimular a valorização do trabalho desenvolvido, visando a qualidade e rigor;
  • Incentivar a cooperação e a entreajuda, potenciando as capacidades de cada um.