A Operação Gondomar#Cria#Atividade surge para dar uma resposta eficaz às pessoas desempregadas entre os 30 e os 55 anos de idade, que residem em Gondomar, onde também se incluem as pessoas com deficiência, incapacidade e/ou doença mental.
Este projeto tem o objetivo de proporcionar um percurso de especialização profissional, que permita que as pessoas se desenvolvam a nível pessoal, social e profissional, melhorando o seu nível de qualificação, para integrarem o mercado de trabalho e/ou criarem o seu próprio negócio.
Neste sentido, esta Operação proporciona:
• Capacitação Profissional em três áreas distintas: Ourivesaria; Acabamentos de Madeira e Mobiliário e Animação Sociocultural, ligada às áreas de intervenção turística, do património e do ambiente. São áreas em expansão, ligadas à tradição do Município, onde há oferta de emprego nestas áreas, mas existe falta de mão de obra qualificada.
• Capacitação Pessoal: desenvolvimento de competências pessoais e sociais, como a comunicação, a gestão de stress, a motivação, o relacionamento social, o autoconhecimento, entre outros.
• Acompanhamento Pessoal e personalizado por uma equipa técnica a cada agregado familiar envolvido na operação, eliminando todos os fatores que possam estar a dificultar a integração na Operação. Contamos com uma equipa que o/a poderá ajudar a encontrar uma solução para eventuais situações pessoais ou familiares que necessite.
• Acompanhamento e apoio na inserção no mercado de trabalho e/ou criação de um próprio negócio.
Promotor: Câmara Municipal de Gondomar
Parceiros: Querer Ser – Associação para o Desenvolvimento Social; Gondomar Social – Associação de Intervenção Comunitária; Centro Social de Soutelo – IPSS; Associação Recreativa Cultural e Social de Silveirinhos, (ARCSS) e AMUT – Associação Mutualista de Gondomar.