Intervenção Comunitária
Prémio BPI Fundação La Caixa Solidário 2019: Programa de Pré-Autonomia
“No âmbito da preparação das jovens para um projeto de «Autonomia de Vida» temos vindo a deparar-nos com dificuldades em diversas áreas, mas em concreto no que diz respeito a tarefas na área da Cozinha e da Lavandaria. Por um lado, porque são tarefas que acontecem em espaços restritos, devido a constrangimentos decorrentes da própria organização institucional, mas por outro, também, porque se tratam de competências que se adquirem de forma gradual, contínua e por observação de comportamentos.
Face ao exposto, foi desenvolvido um Programa de Pré-Autonomia com o objetivo de desenvolver competências práticas de autonomia criando processos que permitem a aquisição e o treino de competências de uma forma gradual, com apoio e a oportunidade de experimentar e por em prática o que vão aprendendo. Este programa encontra-se organizado em fases distintas que permitem uma aquisição gradual de competências, prevendo que cada jovem só passe para a etapa seguinte depois de consolidar as aprendizagens previstas para a etapa anterior. Assim, não antevemos um tempo máximo para a duração de cada fase, mas entendemos que será necessário pelo menos 2 meses em cada uma para a aquisição consolidada das competências.
A decisão de incluir as jovens no Programa de Pré-Autonomia depende não só da avaliação realizada pelo Gabinete de Psicologia da CAE, mas também da definição de um projecto de Autonomia de Vida por parte da Equipa Técnica da CAE.
Este projeto foi financiado pelo BPI e a Fundação “la caixa” na 5.ª Edição do Prémio Solidário. Este prémio serve para apoiar projetos que promovam a transição e reinserção na vida ativa de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, bem como a promoção das suas necessidades básicas.”